#QuemCasaQuerCasa: Qual o piso ideal para cada ambiente?

Uma dúvida muito comum, que sempre me perguntam, é como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa. Isso acontece devido a enorme quantidade de materiais no mercado e suas variações. Assim, para simplificar todas essas questões, vamos dividir os ambientes entre áreas molhadas (cozinha e banheiros) e secas (salas e dormitórios).

 

Áreas molhadas

Para essa áreas o mais indicado é o porcelanato, o piso cerâmico ou pedras, pois são fáceis de limpar, podem ser molhados e não necessitam de manutenção.

 

Porcelanato

Ele é feito à partir da mistura da porcelana com diversos materiais, possui alta resistência mecânica, pode ser encontrando em diversos formatos, está subdividido entre técnico, esmaltado  e polido, porém esse último não é indicado para áreas molhadas, pois é muito escorregadio, quando molhado. O Porcelanato técnico não possui brilho, possui alta resistência, pode ser aplicado em locais de grande circulação de pessoas, já o porcelanato esmaltado possui a superfícielisa, ou acetinada, ou brilhante. O porcelanato retificado, possui os cantos bem retos, o que possibilita um melhor assentamento, com juntas mais finas, lembrando que porcelanatos devem ser aplicados com argamassa.

Cerâmicas

São peças mais rústicas, em tamanhos menores, com juntas mais grossas.

Pedras – Mármores e Granitos

Os Mármores são muito porosos, o que dificulta a limpeza, além disso com o passar do tempo ficam desgastados devido ao tráfego de pessoas, o que implica em uma maior manutenção.

Granitos são mais resistentes do que o mármore, mas quando molhados se tornam escorregadios, então eles são mais indicados para soleiras de banheiros.

 

Áreas secas

Para as áreas secas existem as seguintes possibilidades: todos os pisos usados nas áreas molhadas + pisos laminados + pisos vinílicos.

 

 

Pisos laminados

Esses pisos oferecem resistência a riscos e a abrasão, facilidade na hora de limpar e alta durabilidade, tem ampla variedade de tipos, cores e de madeiras simuladas. A constituição é de lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF (High Density Fiberboard) ou Painel de Fibras de Alta Densidade. A camada superior exibe a estampa decorativa artificial e vem protegida pelo overlay (resina melamínica). São vendidos os sistemas de cola e click. Eles devem ser aplicados sobre superfício nivelada limpa e sem buracos, pois eles imprimem tudo que está por baixo, assim, antes de instalar esse tipo de piso, certifique-se de que o contrapiso esteja super liso. Alguns pontos negativos desse piso

1 – não podem ser molhados (devem ser limpos apenas com um pano úmido)

2 – dempenho acústico ruim  (fazem toc toc quando a pessoa anda de salto sobre ele)

3 – caso você derrube alguma coisa, tem o risco de manchar

4 – As emendas entre embientes são canaletas altas

Pisos vinílicos

Esses pisos possuem um ótimo desempenho acústico e térmico (não gelados como os porcelanatos) é muito resistente, de alta durabilidade, antialérgico, macio, anti-chamas, não retém poeira e é fácil para limpar, pode passar pano molhado sobre ele,  são vendidos os sistemas de cola, click e autoadesivos. Assim como os laminados, o contrapiso precisa estar bem liso e nivelado, pois ele também imprime o que está sob ele.

Atualmente usamos muito porcelanatos para banheiros e cozinhas (devido à grande variedade de formatos e acabamentos) e piso vinílico para áreas secas, pois  ele é super prático de instalar, sua durabilidade é muito boa, a imitação de madeira é muito bem feita, o que deixa o ambiente aconchegante e agradável


Sobre a autora

Marina Zanatto Arquiteta@mazanattoarquitetura

Marina Zanatto é arquiteta formada pela Unicamp e participa da LoveMag como colunista. Aqui ela explica como funciona o trabalho de um arquiteto e dá dicas de como morar bem! Afinal, quem casa quer casa, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s